Mundo Negro

Chefe de diversidade dos EUA se choca com a falta de presença negra entre brasileiros mais ricos: “Cadê o resto?”

Gina Abercrombie-Winstanley. Foto de Mandel Ngan/Pool via AP.

Gina Abercrombie-Winstanley (64), atual Chefe de Diversidade e Inclusão do Departamento dos Estados Unidos, realizou visita ao Brasil durante o último mês de Dezembro. Na ocasião, a representante do governo Joe Biden se chocou ao perceber a falta de pessoas negras nos espaços de elite que ela frequentou. Numa entrevista à Folha de São Paulo, Gina comentou:

“Foi uma viagem curta, então posso falar apenas de forma limitada sobre São Paulo. Certamente notei que a maioria das pessoas que vi era branca. Com certeza mais claras do que eu. E sabendo que a população é próxima do 50%-50% [no Brasil, 56,2% se dizem pretos ou pardos], eu me perguntei: “Ok, cadê todo o resto?”. Então terei que voltar para ter um panorama maior”, finalizou a representante norte-americana.

Notícias Relacionadas


Winstanley também comentou sobre a comparação com os Estados Unidos: “Não sendo os EUA perfeitos, não há uma nação para a qual possamos pregar e dizer ‘você deveria fazer assim ou assado’”.

Foto: Divulgação

O Brasil foi o primeiro país visitado por Gina desde que assumiu a posição de Chefe de Diversidade e Inclusão. “É minha primeira viagem nessa nova posição, e [o país é] minha primeira parada no meu giro pelo mundo. O Brasil era particularmente atraente, porque temos essa ótima parceria. Compartilhamos um compromisso com a democracia. E nós, como uma nação diversa, sabemos que com vocês, também uma nação diversa, compartilhamos desafios”, revelou à Folha.

Ocupando um cargo de liderança dentro do Departamento americano e buscando parcerias com o Brasil, Winstanley revelou estar empolgada para promover iniciativas que garantam oportunidades igualitárias. “Falamos sobre a necessidade de verdadeiramente abraçar e viver os valores [de igualdade]. Todo mundo precisa ter a mesma oportunidade. Todo americano é igual. Fomos criados desde cedo com essa ideia. E ainda assim, como sociedade, não alcançamos o lugar onde alegamos querer estar”, finalizou.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile