Em um jantar memorável e com muita troca sobre o “Sabor da África Ocidental”, o renomado chef nigeriano Tolu Eros estrelou um comercial do Chase Sapphir ao lado do ator Michael B. Jordan, além de outras estrelas como o ator Michael Oloyede, da jogadora da WNBA Chiney Ogwumike, do ex-jogador da NBA Pops Mensah Bonsu, do músico Sarz, e do ator Tony Okungbowa.
“Tive o prazer de me sentar para uma refeição inesquecível do chef nigeriano Tolu Eros. À mesa, abordámos as ligações significativas que os povos da África Ocidental têm com o arroz Jollof. Adorei ouvir sobre as diferentes maneiras de fazer Jollof e as memórias de família associadas a ele. Estou aqui apenas para desfrutar da Unity [Jollof]!”, escreveu o astro do filme Creed no Instagram, ao lançar o comercial nesta segunda-feira (8), em referência ao debate sobre qual o país prepara o melhor Jollof, o prato mais popular em toda a África Ocidental.
Notícias Relacionadas
“É um prato de arroz à base de tomate, pimenta e especiarias. Originou-se em 1800 com o povo Wolof do Senegal e tornou-se uma sensação na África Ocidental. É um trabalho de amor. Leva muito tempo para fazer. É um daqueles pratos tipicamente comemorativos. Você conseguiria se estivesse dando uma festa. As pessoas dizem que não há festa sem arroz Jollof. Minha avó sempre dizia que se você não cozinha com amor, não cozinhe de jeito nenhum. Então, se você não está cozinhando arroz Jollof com amor, não se preocupe”, disse o chef Eros em entrevista ao Complex.
“Os sabores básicos são pimentão, tomate, cebola e temperos de curry, tomilho e louro. Cada país da África Ocidental faz o seu de forma diferente. Diferentes países da África Ocidental discutem sobre quem faz o melhor jollof. Os mais barulhentos são os nigerianos e os ganenses, e agora os senegaleses. Os senegaleses dizem: ‘Ei, nós criamos o arroz Jollof, então, de verdade, todos vocês estão lutando pelo segundo lugar’”, conta o chef.
Para encerrar o debate, o chef propõe no filme, o prato Unity Jollof. “Você não pode discutir sobre quem é o melhor Jollof na minha mesa de jantar. Meu espírito é que, como pessoas, somos mais fortes juntos do que quando estamos separados. E é por isso que digo: Um povo, um Jollof. Então, quando levo o Unity Jollof para a mesa de jantar, todos ficam unidos. Não há discussão porque todos estão presentes naquele Jollof. Todo mundo é importante nesse Jollof. E acabou se tornando o Jollof mais saboroso. Pegamos na força dos africanos ocidentais e combinamos num só golpe”, conclui.
Conheça o chef Tolu Eros
Também conhecido como Billionaire Chef, 36, o nigeriano trabalha para colocar a cozinha da Nigéria e da África Ocidental no mapa global da culinária. Nos Estados Unidos, ele possui dois restaurantes: Ilé e Ilé Bistro, enquanto na Nigéria, além de comandar o restaurante Ilé Eros, também opera a padaria The Cookie Jar e o serviço de catering Eros & Gourmet.
O chef cresceu entre as cidades de Benin e Lagos e se mudou para o Reino Unido em 2008, para estudar Negócios Internacionais. Ao observar como suas matriarcas criavam as refeições, desejou compartilhar com o mundo.
Em 2021, quando se mudou para Los Angeles, onde tem sediado um dos seus restaurantes, se tornou um chef aclamado nos Estados Unidos, por organizar uma série de jantares íntimos em Hollywood. “Sou o mais novo da família e, quando tinha cerca de 10 anos, a maioria deles tinha ido para o estrangeiro, para a universidade, e alguns começaram a casar, e eu acabei ficando sozinho na mesa de jantar a maior parte do tempo”, disse em entrevista ao OkayAfrica, no ano passado, ao comentar sua inspiração para o formato do restaurante, que oferecem experiências no estilo “mesa de jantar”, em um ambiente mais casual.
Com uma autêntica culinária nigeriana, Eros se tornou o primeiro chef africano a oferecer um jantar exclusivo no festival Coachella, em 2023, na Califórnia. A atração se esgotou em uma semana e se tornou a maior venda de ingressos para jantar nos últimos 15 anos do evento.