O chef João Diamante recebeu o título de melhor projeto social do mundo pelo The 50 Best World Restaurants, por criar oportunidades culinárias e de empreendedorismo para jovens em situação de vulnerabilidade que vivem em favelas do Rio de Janeiro por meio da sua empresa social Diamantes na Cozinha.
The 50 Best World Restaurants anunciou hoje, 25 de abril, os seus Campeões da Mudança, vencedores de 2024, considerados os heróis da hospitalidade na vanguarda da ação positiva e do progresso a longo prazo dentro da indústria e de suas comunidades locais.
Notícias Relacionadas
“Ser nomeado Campeão da Mudança é um grande elogio e estou grato pela valorização do nosso trabalho. Este projeto foi iniciado para ajudar uma pessoa em situação de dificuldade social vulnerabilidade no Rio no caminho para um futuro melhor e estou orgulhoso de poder compartilhar isso com uma audiência global. Quando eu agradeço e digo que estou feliz, inclui, sobretudo receber esse reconhecimento na mesma edição que a melhor chef brasileira mulher do mundo, Janaina Torres, pessoa que admiro muito e tenho como grande referência”, celebra o chef João Diamante.
Depois de crescer em uma favela, Diamante se beneficiou de programas sociais quando adolescente antes de ingressar na Marinha do Brasil, onde começou a trabalhar como auxiliar de cozinha. Depois de cinco anos subindo na cozinha, frequentou a faculdade de gastronomia antes de trabalhar em Paris com Alain Ducasse.
No entanto, ele decidiu voltar ao Rio para ajudar outras pessoas e fundou o Diamantes na Cozinha em 2016, beneficiando mais de 3.000 pessoas desde então. O chef acredita apaixonadamente que os adolescentes das favelas precisam de oportunidades e ao matricular-se em seus cursos, ele não está apenas ajudando pessoas que estão em situações de pobreza, mas ajuda a melhorar a economia brasileira.
Diamantes na Cozinha está criando uma nova geração de talentos através de cursos que abrangem hotelaria, culinária, antropologia alimentar e preparação de coquetéis. Desde o seu pequeno início num espaço minúsculo que tinha com turmas em rodízio, hoje atende até 100 alunos em cursos semestrais.
“Gostaria de dedicar também este prêmio a todos projetos sociais que utilizam a gastronomia para impactar o mundo, em especial os brasileiros: Gastromotiva, Escola Ivens Dias Branco, Gastronomia Periférica, Chef Aprendiz, Favela Orgânica e ao Maré de Sabores, juntos formamos um impacto gigantesco com a educação, gerando renda e empregabilidade, sobretudo dignidade através do conhecimento”, cita João Diamante.
O Diamantes na Cozinha já tem previsão de novas turmas para Hospitalidade. O link de inscrição sairá dia 01 de maio nas redes sociais: @diamantesnacozinha @joaodiamante, junto com todas as informações. Serão 30 vagas disponíveis.