Mundo Negro

Cerimônia de posse de Flávio Dino no STF acontece na tarde desta quinta-feira

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Indicado pelo presidente Lula (PT) para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal deixada pela ministra Rosa Weber em razão de sua aposentadoria, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, deve tomar posse no cargo na tarde desta quinta-feira, 22.

A cerimônia, que acontece no plenário do STF, está prevista para começar às 16h e contará com a presença do Presidente da República e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, além de outras autoridades. Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, também foram convidados. Cerca de 800 pessoas devem comparecer à solenidade. 

Notícias Relacionadas


Após a cerimônia, que será transmitida ao vivo pela TV Justiça, pela Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube, Flávio Dino vai participar de uma missa de ação de graças na Catedral de Brasília, que acontece às 19h. Dino dispensou o tradicional jantar oferecido por associações de magistrados a todos os ministros que tomam posse no STF. 

O novo ministro do Supremo Tribunal Federal foi indicado pelo presidente Lula para ocupar a cadeira deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou em outubro de 2022. O nome de Dino foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado por 17 votos a 10, em dezembro do ano passado. Depois, o ministro recebeu a aprovação no plenário da Casa com placar de 47 votos a 31.

Flávio Dino vai herdar 340 processos que estão sendo trabalhados pelo gabinete de Rosa Weber. Ele vai se tornar relator de processos sobre a atuação do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid-19 e sobre a legalidade dos indultos natalinos assinados durante a gestão anterior.

Durante discurso de despedida do Senado, na terça-feira, 20, Dino afirmou que o povo deve esperar ‘imparcialidade’ durante sua atuação no STF: “No STF, esperem de mim imparcialidade, isenção e o fiel cumprimento da Constituição e das leis. E nunca esperem de mim prevaricação”, disse.

O ex-ministro da Justiça foi indicado por Lula em novembro. Na ocasião, afirmou estar honrado pela escolha: “O presidente Lula me honra imensamente com a indicação para Ministro do STF. Agradeço mais essa prova de reconhecimento profissional e confiança na minha dedicação à nossa Nação. Doravante irei dialogar em busca do honroso apoio dos colegas senadores e senadoras. Sou grato pelas orações e pelas manifestações de carinho e solidariedade“, declarou.

Com informações da Agência Brasil.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile