Mundo Negro

Caso Marielle Franco: Ronnie Lessa é condenado a 78 anos de prisão e Élcio de Queiroz a 59 anos

Fotos: Marcelo Theobald/Ag. O Globo

Após mais de seis anos do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, os ex-sargentos da Polícia Militar do Rio de Janeiro Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, foram condenados à prisão pelo 4º Tribunal do Júri do Rio.

Ronnie Lessa, autor dos disparos, recebeu a pena de 78 anos e 9 meses de prisão, enquanto Élcio de Queiroz, que dirigiu o carro no atentado, foi condenado a 59 anos e 8 meses. Ambos também foram condenados a pagar juntos R$ 706 mil em indenização por dano moral para cada uma das vítimas.

Notícias Relacionadas


O aguardado júri popular começou na manhã de quarta-feira (30) e foi encerrado na noite desta quinta-feira (31), com a decisão dos jurados. “A Justiça por vezes é lenta, é cega, é burra, é injusta, é errada, é torta, mas ela chega. A Justiça chega para aqueles que como os acusados acham que jamais serão atingidos pela Justiça”, disse a juíza Lúcia Glioche durante a sentença.

No entanto, os réus firmaram acordos de delação premiada, para reduzirem a execução da pena. Eles levaram informações que avançaram nas investigações, especialmente em relação aos mandantes do crime, os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe de Polícia Civil do Rio. Lessa ficará preso por, no máximo, 18 anos em regime fechado – e mais 2 anos em regime semiaberto. Já o Queiroz ficará preso, no máximo, por 12 anos em regime fechado.

Os prazos começaram a contar a partir da data em que foram presos, no dia 12 de março de 2019. Sendo assim, já foram descontados 5 anos e 7 meses das penas de cada um. Caso seja comprovado que houve alguma mentira na delação premiada, a acordo de cada réu pode ser anulado.

Os ex-sargentos prestaram depoimentos e assistiram ao julgamento por videoconferência da cadeia onde estão presos. Ronnie está no Complexo Penitenciário de Tremembé, em São Paulo, e Élcio no Complexo da Papuda, presídio federal em Brasília.

Com informações do g1

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile