Você dorme, o seu cérebro não

Texto: Camilla Mamede

Você já percebeu que mesmo depois de uma longa noite de sono, às vezes você acorda cansado? Ou que, mesmo dormindo, você continua a processar problemas e eventos do dia?

Essas perguntas não são apenas para reflexão, mas apontam para algo que aconteceu no seu cérebro hoje enquanto você dormia.

Você deita para dormir e os pensamentos começam: eu devia ter dado uma resposta, devia ter colocado um limite, deveria ter falado que não foi o meu chefe que fez o projeto.

Quando o assunto é sono precisamos considerar dois fatores determinantes: qualidade e quantidade.

Durante o sono, o seu cérebro não está “desligado”; pelo contrário, está bastante ativo. Em estágios como o REM (Rapid Eye Movement), o seu cérebro realiza funções cruciais de processamento e consolidação de memórias. ‘Camilla, então é por isso que eu estudo as coisas e não lembro depois?’. Então… pode ser sim!

Dormir pelo menos 7 horas por noite e ter um sono de qualidade é crucial para o aprendizado e a retenção de informações. Neurônios e circuitos no córtex cerebral estão atuando para revisar e organizar as suas experiências do dia.

A relação entre sono e produtividade é mais direta do que parece. Uma noite mal dormida pode resultar em um declínio cognitivo temporário, afetando a sua capacidade de foco, tomada de decisão e criatividade. Áreas como o córtex pré-frontal, são particularmente vulneráveis à falta de sono, prejudicando a performance profissional.

Já percebeu que quando você não dorme bem fica consideravelmente mais impaciente, impulsivo, às vezes até compulsivo? Inclusive na perspectiva alimentar: o dia que você mais fala “ai, queria só um docinho” coincide com o dia em que você dormiu pouco ou não dormiu bem. Pode observar!

Em termos práticos, dormir bem pode ser o seu maior ativo para um dia produtivo.

Para melhorar sua rotina de sono, considere que ela começa na hora que você acorda. Isso mesmo, a qualidade do seu sono é definida pelas escolhas que você faz assim que acorda.

Assim que acordar, se exponha à luz solar! A luz solar regula o seu ciclo circadiano, que é o relógio biológico que coordena os ciclos de sono e vigília. A luz solar, especialmente recebida durante as primeiras horas da manhã, ajuda a sincronizar esse relógio.

Faça amanhã e me conte como foi.

Nunca esqueça, a ConsCiência muda tudo!
Até mais.

Comments