“Uma Princesa Puxa a Outra”: Campanha brasileira com time majoritariamente negro ganha 3 três leões em Cannes

Uma Princesa Puxa a Outra“, campanha realizada pela agência SOKO, com um time majoritariamente negro levou três Leões no Cannes Lions 2024, nesta semana, sendo 1 bronze na categoria Entertainment e 2 bronzes em Social & Influencer, feito em parceria com a Disney, PretaHub, Plano de Menina e a ONG Na Ponta dos Pés. A premiação é considerada o “Oscar” da publicidade global.

O projeto premiado intitulado “A Princesa e a Coroa“, foi lançado em 2023 com a Tiana, do filme “A Princesa e o Sapo“. A primeira princesa negra da Disney soltou o seu cabelo crespo em uma animação curta encantadora, para divulgação de uma linha infantil da Seda.

“A Princesa e a Coroa representa muito mais do que uma campanha, é um movimento de valorização do cabelo crespo e da identidade negra. Ser reconhecido internacionalmente é um reflexo do poder e da relevância dessa nossa narrativa”, celebra João Souza, Creative Leader na SOKO, seis vezes vencedor do Leão de Cannes.

Fabiola Ribeiro e João Souza (Fotos: Divulgação/SOKO)

O projeto que tem o propósito de levar diversidade, beleza e autoestima para meninas e mulheres ao redor do país encantou os jurados de Cannes. “Pessoas negras precisam contar sua própria história. Isso tem muito significado quando olhamos para uma campanha cujo objetivo é conversar com crianças negras a partir de seus cabelos crespos, sobre vivências, afeto e ancestralidade”, disse Fabiola Ribeiro, Broadcast Leader na SOKO, que conquistou 4 Leões na carreira.

“Foi um desafio pensar uma estratégia de PR que não a transformasse em mais uma história única quando falamos desta população. Por isso buscamos criar conversas plurais, que resultaram em uma trend que correu o mundo. Esses Leões são um prêmio coletivo, não só do time, mas de todos os nossos”, completa.

O time composto por boa parte de pessoas negras na liderança e em cargos estratégicos, foi fator essencial para refletir em uma história que une autenticidade e sensibilidade.

Louinnie Dandara, Thais Borges e Joaquim Trajano (Fotos: Divulgação/Soko)

“Como Content Manager da campanha, tive a missão de levar pro digital uma história que impacta a vida de mais da metade da população brasileira: os afetos que atravessam a relação das pessoas negras com seus próprios cabelos. Ler os depoimentos de cada pessoa nos posts fazia eu entender o caminho que estávamos seguindo. Eu só não imaginava que eles me levariam até 3 Leões em Cannes. E poder estar aqui, pela primeira vez, faz tudo se conectar ainda mais”, celebra Thais Borges, que já havia vencido um Leão anteriormente.

A estratégia, conduzida unicamente por pessoas pretas, contou com Joaquim Trajano, Strategy Group Director na SOKO, estreando em Cannes com três Leões. “Esse trabalho é a sequência de uma história que veio antes de nós. Uma história sobre sonhos e possibilidades para crianças negras, escrita por um time majoritariamente negro. Um projeto brasileiro sobre cabelos crespos que foi reconhecido com um dos prêmios mais importantes da publicidade mundial e, através da Disney, tem um potencial enorme de trazer novos símbolos para o nosso imaginário. É uma honra fazer parte dessa iniciativa ao lado de tantas pessoas que estão transformando a nossa cultura, como Preta Hub, Plano de Menina e Projeto na Ponta dos Pés”, afirma.

A outra estreante com três Leões, Louinnie Dandara, Senior Account Manager na SOKO, também comemorou o projeto realizado. “#UmaPrincesaPuxaOutra é um dos projetos mais especiais da minha carreira, por refletir a importância da representatividade que nós comunicadores pertencentes a grupos invisibilizados buscamos retratar a cada briefing que vem para a nossa pauta. Esse é um lindo trabalho a favor de relações sociais mais justas”, afirma.

Evilane Justo (Foto: Divulgação)

Além do Cannes, Evilane Justo também celebra a conquista do prêmio de Prata pela Aya de Inclusão, na categoria Inclusão da Praia da Diversidade. “Prêmios são ótimos; dão visibilidade e abrem portas, mas a maior conquista é transformar imaginários através dessas histórias potentes. Nos ver representadas em um lugar de beleza, magia e empoderamento é muito importante; essa é a narrativa que queremos e merecemos! Gostaria de ter visto essa campanha na minha infância. Desejo que cada vez mais marcas usem alcance para contar e ampliar essas histórias”, afirma a Gerente de Projetos na Soko, com 4 Leões na carreira. 

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