A Sephora acaba de lançar seu primeiro documentário global, “Beleza e Pertencimento”, dirigido pela cineasta Anastasia Mikova, conhecida por obras que abordam questões sociais. O curta, com cerca de 40 minutos, aborda o papel da beleza na sociedade e como pessoas de diferentes culturas definem o conceito para si mesmas.
Com gravações em oito países — incluindo Brasil, EUA, França e China —, o documentário apresenta mais de 75 depoimentos de colaboradores da Sephora e fundadores de marcas parceiras, como Glow Recipe, Danessa Myricks Beauty e Caudalie. Entre os temas discutidos estão a importância da inclusão, o uso da maquiagem como forma de proteção e a liberdade de se expressar além dos padrões.
A marca concedeu total liberdade artística a Mikova, que filmou por seis meses em estúdios e cenários reais. A parceria surgiu após a marca apoiar a exposição WOMAN, baseada no documentário homônimo da diretora. “Sempre fui apaixonada por conhecer pessoas e descobrir suas histórias — o que as torna únicas, suas trajetórias e perspectivas sobre a vida. Ao mesmo tempo, gosto de encontrar os laços que nos conectam como seres humanos, e o significado da beleza em diferentes culturas é um deles. Durante as filmagens, pude sentir o quão rica, diversa e sensível é a comunidade Sephora, mas acima de tudo, percebi que essas pessoas fazem parte de uma grande família”, contou a cineasta.
“Infelizmente, a inclusão ainda é um tema cercado de desafios no mercado, o que torna nosso papel ainda mais essencial. Na Sephora, acreditamos que a beleza deve ser celebrada por todos, e não poderíamos estar mais orgulhosos de reafirmar nosso propósito de inspirar e acolher cada pessoa como ela é”, afirma Marcele Gianmarino, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão da Sephora Brasil.
Já Andrea Orcioli, Presidente da Sephora Brasil, destacou que o documentário traduz o compromisso firmado pela marca com a diversidade, equidade e inclusão: “O projeto Beauty & Belonging traduz, acima de tudo, o compromisso genuíno da Sephora em criar um espaço onde a diversidade, equidade e inclusão sejam pilares essenciais da indústria. Assim como nosso posicionamento global, ‘A beleza daquilo que nos une’, traduzido em tudo o que a Sephora faz e acredita, este documentário reforça que a beleza é sobre pertencimento, expressão e conexão. É um orgulho imenso reafirmar nossa missão de construir uma comunidade acolhedora para todos”.
Você pode assistir ao documentário no link: CLIQUE AQUI