O banco digital Nubank anunciou nesta quarta-feira (24) que vai destinar um total de 1 milhão de reais para startups brasileiras fundadas por empreendedores negros e negras.
Além do aporte financeiro, o ‘Semente Preta’ irá promover encontros periódicos entre as startups selecionadas e convidados externos para trocar experiências e facilitar networking. Além disso, os empreendedores poderão participar de sessões de mentoria pontuais com os times do Nubank nas áreas de pessoas, engenharia e finanças de acordo com as necessidades de cada empresa.
O foco do Semente Preta são empresas que já tenham validado seu produto mínimo viável (MVP) e que impactem o mercado em que estão inseridas por meio do uso da tecnologia.
“Para ter um ambiente de tecnologia mais diverso, precisamos questionar os padrões de distribuição de aportes. Ao criar um fundo focado em startups fundadas por pessoas negras, estamos dando um importante passo nessa direção. Mais do que oferecer um investimento semente, vamos ajudar a criar condições para potencializar esses negócios e transformar as estatísticas”, afirma Monique Evelle, consultora de inovação do Nubank.
Serão consideradas startups dos seguintes setores: serviços financeiros, dados, pessoas, marketing digital, jogos, softwares, aplicativos e programação, e outros.
As startups inscritas serão avaliadas de acordo com o nível de aplicação de tecnologia e inovação em seu produto, criatividade, estratégia e performance financeira, além de inteligência de dados e negócios. O histórico do empreendedor e o posicionamento da empresa no ecossistema brasileiro de startups também serão considerados.
As inscrições podem ser feitas através do site: AQUI e vão até o dia 24 de setembro.
A qualquer momento durante esse prazo, o Nubank poderá entrar em contato com os empreendedores e as empreendedoras inscritas para agendar entrevistas com o comitê avaliador.