Programa gratuito de desenvolvimento de lideranças negras na administração pública abre novas inscrições

O programa Ubuntu do Vetor Brasil visa aperfeiçoar competências para fomentar a equidade racial no setor público; programa é on-line e gratuito

Com o objetivo de ampliar e consolidar a participação de profissionais públicos negros e indígenas em posições de liderança no setor público e desenvolver ações antirracistas em seus órgãos, o Vetor Brasil criou o Programa Ubuntu para mudar esse cenário. Clique para se inscrever.

Os participantes do programa têm suas trajetórias impulsionadas, por meio de trilhas formativas focadas em habilidades socioemocionais, gestão de pessoas, liderança adaptativa e mentorias coletivas, além de conectar os profissionais a uma rede para apoiar sua jornada de desenvolvimento como liderança representativa no setor público.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, embora cerca de 54% da população brasileira seja negra, apenas 37,1% dos profissionais públicos federais negros ocupam posições de liderança.

“O governo é um setor estratégico para o desenvolvimento de lideranças negras na sociedade de forma geral. A falta de representatividade da população negra impacta diretamente na criação de políticas públicas que considerem a maior parte da população do país. Neste sentido, quanto mais líderes negros com acesso à oportunidades de capacitação profissioal tivermos no setor público, melhor e mais representativa serão as políticas públicas pensadas, desenhadas e implementadas para os diferentes grupos da sociedade – principalmente o de não brancos”, afirma Denise Silva, gerente de diversidade, equidade e inclusão do Vetor Brasil.

O programa é online e gratuito e tem duração de 6 (seis) meses. Ao final do formação, os participantes terão fortalecido competências essenciais para lideranças, consolidando a participação de profissionais negros na tomada de decisão em governos e transformando sua cultura organizacional por meio da diversidade como referência e o combate ao racismo.

Esta é a segunda turma do Programa Ubuntu. Serão 100 vagas divididas em 2 (duas) turmas. O programa é exclusivo para profissionais negros e indígenas, que atuam na gestão pública, em todo o Brasil. Em 2022, o Programa Ubuntu recebeu 400 inscrições para as 50 vagas disponibilizadas.

Serviço

Clique aqui para se inscrever no Programa Ubuntu

De 13 de março a 03 de abril

Requisitos para participar

– Negra(o) ou Indígena;
– Nacionalidade brasileira;
– 18 anos ou mais anos de idade;
– Ensino superior ou técnico completo;
– Cumprimento das obrigações militares fixadas em lei;
– Profissionais no início da carreira e/ou durante as primeiras experiências em posições de liderança no setor público.

Comments