Numa ação inédita, o Ministério da Cultura realizará uma seleção pública para levar empreendedores do Hip Hop para participar da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA), que ocorrerá entre os dias 1º e 4 de junho no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires. Serão selecionados 90 empreendedores culturais para participar de rodadas de negócios e atividades formativas no evento.
As inscrições para o Edital de apoio à área do Hip Hop estão abertas até às 18h do dia 31 de março de 2023 através deste link. Mais de 300 inscrições foram recebidas até o momento. O valor total de R$ 793 mil destinado ao Edital será utilizado para viabilizar a ida, permanência e retorno ao Brasil dos selecionados.
O Edital contempla produtores(as), grupos, companhias, coletivos, associações, cooperativas, redes, agentes, corpo técnico e artistas da área do Hip Hop. São elegíveis projetos multidisciplinares envolvendo os elementos do Hip Hop, tais como Breaking Individual/Grupo, DJ Individual/Grupo/Beatmakers, Graffiti, MC/Beatbox Individual/Grupo, Batalhas (MC’s, Beatbox, Beatmakers, Breaking e DJ), bem como outros projetos, como Debates, Exposições, Intervenções Artísticas, Vivências em Podcast, Literatura, Palestras, Saraus ou Slams.
O chamamento público também está aberto aos empreendedores culturais e criativos do audiovisual, circo, dança, teatro, design (incluindo moda), editorial, música e games. O regulamento completo do Edital também está disponível neste link. Um tutorial para efetivar a inscrição está disponível clicando aqui. No registro, os empreendedores culturais deverão escolher o perfil de participação (vendedor ou comprador). Entre os critérios de avaliação estão a diversidade, a representatividade, a inclusão e a criatividade das propostas.