Contribuindo com o combate ao racismo estrutural e com o objetivo de promover a equidade racial dentro da cadeia de negócios e no mercado corporativo, o Movimento pela Equidade Racial (MOVER) lançou, na última quinta-feira (20), o “Guia de Compras Inclusivas MOVER”, que oferece um plano de ação detalhado para promover a inclusão de fornecedores negros, proprietários de empresas de diversos tamanhos, na cadeia de valor das grandes empresas.
O plano, idealizado pelo MOVER, foi elaborado com participação dos voluntários de equipes multidisciplinares de cadeia de fornecedores do movimento (squads) com a consultoria da PwC, contando com reuniões e entrevistas com diversos executivos das empresas, stakeholders do mercado, e a colaboração de organizações relevantes no setor, como Mandacaru, AfroBusiness e Diversidade IO.
“É uma forma de fazer com que as empresas entendam sobre a pauta, avaliem seu próprio nível de maturidade, e uma vez identificado o nível de maturidade, quais são as ações necessárias para que elas evoluam na agenda o mais rápido possível. Nossa estratégia tem três pilares, um pilar é a evolução da empresa, outro pilar é a evolução dos fornecedores e um terceiro pilar é a conexão. Então aqui a gente está falando de duas pontas. O guia fala da evolução da empresa. É uma ferramenta para ajudar a evolução da empresa, enquanto a plataforma em si, ela é esse ponto de conexão como existem vários outros, como rodadas de negócios, etc. “, explicou Fernando Soares, Gerente de Projetos do Mover.
Após uma análise inicial para identificar a maturidade da empresa contratante sobre o tema, o guia apresenta soluções que foram inseridas em seis grupos, que tiveram planos táticos de implementação desdobrados. Entre as soluções estão a implantação de cadastro acessível, transformação no atendimento, política de pagamento inclusiva, programas de incentivo, material informativo ao fornecedor e gestão da mudança.
O plano de ação visa abrir um novo mercado para empresas que abraçam a diversidade. De acordo com pesquisa do Sebrae, baseada na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), 77,6% dos negros com pequenos negócios faturam até dois salários mínimos, e apenas 2 em cada 10 empresários negros são formalizados. Entre os empreendedores não negros, 56,8% recebem até dois salários mínimos e 43,1% são formalizados.
A pesquisa também revela que afrodescendentes têm crédito três vezes mais negado por instituições financeiras, evidenciando a necessidade urgente de mudanças estruturais.
Jean Melle, sócio de Supply Chain Transformation da PwC, destaca os benefícios para a cadeia de valor. “Usamos nossa expertise em Procurement e em Inclusão e Diversidade para oferecer uma abordagem prática e consciente para ultrapassar as barreiras no que se refere à diversidade, mas também para implementar ações que promovam a inclusão em todas as etapas”