Em uma iniciativa inédita no mercado imobiliário de São Paulo, o Instituto Mulheres do Imobiliário está com inscrições abertas para capacitação de mulheres com bolsas de estudos gratuitas para mulheres em vulnerabilidade social, financeira e estão em busca da primeira oportunidade profissional no ramo. 50% das bolsas serão destinadas para mulheres negras, indígenas e trans.
O Programa Capacita, do Instituto Mulheres do Imobiliário, está disponibilizando bolsas de estudo gratuitas para o curso Técnico de Transações Imobiliárias (TTI). Nesta edição, o programa tem como parceria a imobiliária Refúgios Urbanos. O objetivo é aumentar a representatividade feminina dentro do mercado imobiliário e garantir que elas possam trabalhar dentro da regularidade.
O curso é focado para quem nunca trabalhou na área e está em uma situação de vulnerabilidade social e financeira. Nesta edição, o programa está com 50% das bolsas destinadas para mulheres que se declaram pretas ou pardas, indígenas e mulheres trans, com o objetivo de também aumentar a representatividade racial e social.
“No programa focamos no conhecimento e também em oportunidades para que mulheres consigam recolocação no mercado de trabalho. O projeto foi idealizado a partir da necessidade de contribuir para a recolocação e independência financeira dessas mulheres em vulnerabilidade”, comenta a idealizadora e presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário e do projeto Capacita, Elisa Rosenthal.
Para Camila Raghi, sócia da Refúgios Urbanos, é urgente a necessidade de ações transformadoras no ramo imobiliário para aumentar a diversidade. “O mercado imobiliário é uma porta agregadora por alguns motivos, e um deles é porque é uma área profissional que garante uma flexibilidade totalmente necessária à mulher contemporânea. A maternidade e outras funções conversam e só se encaixam em profissões flexíveis, e atuar no mercado imobiliário pode ser atraente e interessante às mulheres também por esse motivo”, comenta Camila.
O Programa Capacita tem como empresas parceiras IBREP – Escola Imobiliária, Curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI,; IBRESP – Instituto Brasileiro de Educação Profissional do Estado de São Paulo, Movimento Black Money, Transempregos, entre outras.
O as bolsas de estudos são gratuitas e os requisitos são que a candidata tenha o ensino médio completo, residir em São Paulo e tenha acesso à internet. O curso tem prazo de seis meses e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.