ID_BR prorroga inscrições do Programa Lideranças SIM focado em profissionais negros e indígenas

O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), prorroga as inscrições para nova turma do Programa de Lideranças SIM. A iniciativa tem como objetivo capacitar e impulsionar profissionais autodeclarados negros e indígenas para ocupar cargos de liderança. São 300 vagas, e as inscrições estão abertas até o dia 04 de abril, pelo link no perfil do ID_BR no Instagram: @id_br.

A iniciativa, que em 2025 ganha um novo nome e formato, possui uma proposta inovadora e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O Lideranças SIM é gratuito e oferece uma trilha formativa composta por módulos essenciais para o aprimoramento da liderança negra e indígena. Entre as etapas, destacam-se letramento racial, soft skills e tendências para liderança.

Para participar é preciso ter no mínimo 25 anos e se autodeclarar uma pessoa negra ou indígena, além de possuir graduação completa, ter interesse em impactar positivamente suas áreas de atuação e almejar cargos de liderança, direção ou outros postos estratégicos. O Lideranças SIM é aberto para pessoas de todo o país.

Os integrantes também podem se beneficiar de etapas opcionais, como mentoria individual e atuar como mentores de outros profissionais, promovendo um ciclo contínuo de aprendizagem e troca de experiências.

“Lideranças negras e indígenas são fundamentais para a transformação social e equidade no mercado de trabalho. No programa Lideranças SIM, queremos cultivar talentos que, além de se destacar em suas carreiras, também inspirem uma mudança profunda em suas comunidades. Afinal, precisamos agir agora, e não esperar 167 anos”, afirma Luana Génot, CEO e Fundadora do ID_BR.

Em 2024, 17% dos participantes do programa (que ainda era chamado de PDLNI) possuíam mestrado, 58% eram bilíngues, 11% atuavam com projetos e 96% tinha experiência com cargos de liderança. Além de possuir uma grande diversidade, sendo 22% nordestinos, 4% indígenas e 63% mulheres.

“É uma experiência transformadora, não apenas na minha carreira, mas essencialmente na minha vida pessoal. Desde o início, fui envolvida em um ambiente de aquilombamento e networking, onde me senti verdadeiramente vista e potencializada. Nos encontros do PDLNI, aprendo constantemente sobre como ser uma liderança negra transformadora. O programa não só amplia minhas competências profissionais, mas também fortalece minha identidade e autoestima. A oportunidade de receber uma bolsa para estudar Direito do Entretenimento em uma instituição super conceituada foi um dos pontos altos desta jornada”, relata Nathalia Santiago, liderança em Gestão de Projetos e Políticas Públicas, fellow do programa em 2024.

Após o envio da inscrição, haverá a seleção interna e divulgação dos selecionados. Os encontros acontecerão de forma quinzenal, online, às terças-feiras das 19h às 21h.

Serviço:

Formação e capacitação

Inscrições: https://pt.research.net/r/WHDFVK5?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaZdwCRvcvdcbyNk0gZW8kYzrIgaOgC1a4R58An2emg-qVU8iQm4ThFlANw_aem_WeIUfyS5a3BnZLo-jhEjIw&utm_source=Link+da+Bio+do+RD+Station&utm_medium=social&utm_campaign=CTA+no+Link+da+Bio

Período de inscrições: até 04 de abril 

Comments

error: Content is protected !!