Great Place to Work: Pela primeira vez, a bolsa do Brasil recebe certificado na categoria étnico-racial

A B3, a bolsa do Brasil, foi reconhecida em dois rankings de diversidade do Great Place to Work (GPTW). No final de março,  a empresa recebeu a certificação pela primeira vez na categoria Étnico-Racial, enquanto também apareceu pela segunda vez entre as Melhores Empresas para Trabalhar para Pessoas com Deficiência.

No quesito ranking étnico-racial, o reconhecimento veio  por meio de diversas ações desenvolvidas ao longo dos últimos anos. Uma das medidas adotadas visava acelerar a progressão profissional de funcionárias negras, para que ocupassem posições de liderança. Para se ter uma ideia, a edição mais recente do programa de mentoria para mulheres da B3 reservou 50% das vagas para esse público.

Além disso, a empresa implementou o Programa de Capacitação para Pessoas Negras sobre o Mercado Financeiro, que tinha como objetivo formar e certificar talentos, visando ampliar a equidade racial em todo o segmento. Também foi criado um banco de talentos exclusivo para pessoas negras, além de uma trilha específica no programa de estágio, que aumentou em mais de três vezes a representatividade desse grupo em posições de entrada na companhia.

A empresa recebeu a certificação pela primeira vez na categoria Étnico-Racial (Foto: Divulgação)

“O prêmio é o reconhecimento de um trabalho intencional, realizado pelo time de diversidade, focado na evolução sustentável de cultura da B3, fomentando boas práticas para promoção de equidade racial no ambiente corporativo. ” – Carolina Bandeira, advogada e uma das líderes do núcleo BL4CK da B3.

“Temos uma agenda sólida de práticas voltadas para diversidade e inclusão que evoluiu muito ao longo dos anos. A certificação é um grande orgulho, pois reflete o resultado do nosso empenho em tornar a pauta parte da estratégia da companhia, criando um ambiente mais diverso e acolhedor para todos se desenvolverem,” comenta Ana Buchaim, Diretora Executiva de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social Privado da B3.

Desde 2018, a B3 possui núcleos de diversidade em cinco áreas de atuação: Gênero, Raça e Etnia, Pessoas com Deficiência, LGBT+ e Gerações. Esses núcleos são responsáveis por trazer perspectivas especializadas e auxiliar no desenvolvimento de ações para promover a diversidade dentro e fora da B3. Além disso, desde 2020, a empresa estabeleceu metas para aumentar a representatividade.

Comments