Mundo Negro

Brasil será representado por Diane Lima e Rosana Paulino na Bienal de Veneza 2026

Diane Lima e Rosana Paulino (Fotos: Wallace Domingues e Gabriela Portilho/New York Times)

A potência da arte feminina estará no centro da 61ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia, em 2026. A curadora Diane Lima foi anunciada pela Fundação Bienal de São Paulo como responsável pelo Pavilhão do Brasil, que trará um diálogo inédito entre Rosana Paulino e Adriana Varejão no projeto ‘Comigo ninguém pode’. Inspirado na planta homônima, símbolo de proteção, toxicidade e resiliência, o projeto propõe uma reflexão sobre as feridas coloniais, a reinscrição da história e os caminhos de libertação poética e coletiva.

“Ser escolhida para conceber o Pavilhão do Brasil em Veneza é uma honra e uma grande responsabilidade”, afirma Diane Lima. “Juntas, Paulino e Varejão representam historicamente o que há de mais revolucionário quando se fala da presença das mulheres no campo da arte nacional. Suas poéticas em consonância e fricção fazem coro com as lutas dos movimentos sociais e da democracia, sem nunca perder a capacidade sensível de nos arrebatar e surpreender com alta qualidade técnica. Junto às ideias de proteção e toxicidade, ‘Comigo ninguém pode’, como um ditado popular, também refere-se ao processo de transferência do conhecimento sobre a natureza para o âmbito da vida, refletindo portanto um processo de manifestação coletiva que acontece naturalmente quando ‘comigo’ se torna um ‘nós’, se torna muitos e uma nação inteira, que usa a sua sabedoria como forma de defesa e soberania.”

Notícias Relacionadas


Para Rosana Paulino, a presença no Pavilhão, ao lado da Adriana Varejão, é uma oportunidade de aprofundar o diálogo sobre colonialidade. “É a oportunidade de investigar feridas coloniais a partir de perspectivas femininas distintas que se encontram num diálogo inédito. Esse encontro propõe uma revisão da história da arte ao questionar o cânone e recuperar memórias silenciadas, abrindo caminho para novas possibilidades de futuro.”

Adriana Varejão complementa: “Meu trabalho e o de Rosana Paulino se cruzam na potência das feridas coloniais, matéria que estrutura o DNA de nossas obras e atravessa nossas pesquisas de modo visceral. Espero desenvolver com Rosana um diálogo inédito que também se conecte à arquitetura do pavilhão, ampliando as possibilidades de nossas trajetórias artísticas.”

Segundo Andrea Pinheiro, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, a escolha reafirma a força da produção artística brasileira no cenário internacional. “A curadoria de Diane Lima, com a presença de Rosana Paulino e Adriana Varejão, reafirma a potência e a complexidade da produção brasileira no cenário internacional. Este anúncio coincide com o investimento na recuperação do nosso pavilhão e renova o compromisso institucional de apresentar em Veneza um projeto à altura do debate global que o Brasil tem a contribuir.”

O anúncio do projeto encabeçado por Diane Lima, acompanha ainda uma nova fase do Pavilhão do Brasil em Veneza, que passa por um amplo processo de restauro e modernização liderado pela Fundação Bienal de São Paulo, em parceria com os ministérios da Cultura e das Relações Exteriores. A reabertura em 2026 garantirá infraestrutura renovada, acessibilidade e condições aprimoradas para abrigar exposições de grande porte.

O projeto ‘Comigo ninguém pode’ dialoga ainda com o tema oficial da Bienal de Veneza de 2026, “In Minor Keys”, conduzida pelo coletivo formado por Gabe Beckhurst Feijoo, Marie Helene Pereira, Rasha Salti, Siddhartha Mitter e Rory Tsapayi, em continuidade ao legado da curadora Koyo Kouoh.

Pavilhão do Brasil na 61ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia

Comissária: Andrea Pinheiro, Presidente da Fundação Bienal de São Paulo 
Curadoria: Diane Lima
Participantes: Adriana Varejão e Rosana Paulino 
Local: Pavilhão do Brasil 
Endereço: Giardini Napoleonici di Castello, Padiglione Brasile, 30122, Veneza, Itália Data: 9 de maio a 22 de novembro de 2026 
Pré-abertura: 6 a 8 de maio de 2026 

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile