Mundo Negro

BNDES se torna a primeira instituição pública a aderir ao Movimento pela Equidade Racial e deve fazer censo interno sobre a diversidade

Foto: Agência Brasil/Arquivo

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é a primeira instituição pública a se juntar ao Mover (Movimento de Equidade Racial), que atua pela construção da igualdade racial no mercado corporativo, conforme anunciado pela nesta segunda-feira (26).

Entre as realizações da associação estão a capacitação de profissionais com mais de 20 mil bolsas de formação e permanência oferecidas, a conexão com vagas das empresas, além de ações de conscientização, como a publicação de artigos e entrevistas. O objetivo também é realizar a formação de mais de 10 mil lideranças negras até 2030, conforme a meta do Mover.

Notícias Relacionadas


“Com essa iniciativa, o BNDES reafirma o compromisso com a diversidade e a inclusão. Junto com a iniciativa privada poderemos contribuir para a criação, no futuro, de um novo pilar de política de acesso ao crédito para essa parcela da população, que tem sido uma demanda constante nas escutas à sociedade civil e até mesmo das empresas que possuem programas de diversidade na cadeia de valor”, explica o presidente do Banco, Aloizio Mercadante.

Foto: BNDES/Divulgação

A adesão do BNDES ao Mover possibilitará a realização de um censo sobre a diversidade, precedido de rodadas de letramento racial. O Banco também aplicará uma ferramenta desenvolvida para medir o grau de equidade na instituição. O resultado será usado na formulação de políticas internas.

Aceleradora de processos de diversidade, equidade e inclusão, o Mover conta com mais de 40 empresas, como Coca-Cola Brasil, Descomplica, Grupo Boticário e L’Oréal Brasil, que reúnem aproximadamente 1,3 milhão de colaboradores.

Após 12 anos sem realizar concursos, como tentativa de distorção racial entre seus colaboradores, o Banco também reservará sua próxima seleção pública, prevista para este ano, 30% das vagas para candidatos negros, percentual 10% acima do fixado pela Lei nº 12.990/2014. Também haverá 10% das vagas reservadas para pessoas com deficiência (PCDs). Fonte: Agência BNDES de Notícias

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile