Mundo Negro

Em Belo Horizonte, Bloco Afro Angola Janga completa 7 anos arrastando multidões e com novas tecnologias

Foto: Pablo Bernardo.

O Bloco Afro Angola Janga tem como objetivo enaltecer a beleza e a cultura afro-brasileira e promover a diversidade durante o Carnaval. Em 2023, celebrando 7 anos de existência, o tema do desfile será “Tecnologia tradicional e o futuro ancestral”, e o carnavalesco Lucas Jupetipe, responsável pela organização do desfile, está trabalhando arduamente para criar novas alegorias que misturam tradições antigas e novas tecnologias carnavalescas, prometendo surpreender o público presente no domingo de Carnaval, dia 19/02, a partir das 13h na Praça Rui Barbosa, localizada no Centro de Belo Horizonte.

O 6º cortejo do Angola Janga proporcionará ao público seis horas de apresentação cultural gratuita na capital mineira, com músicas autorais e releituras afro-brasileiras, além de dança, performances, alegorias manipuláveis, entre outras. Uma experiência catártica entre reconhecer perdas, honrar memórias e celebrar o futuro ancestral, com tecnologias repassadas por gerações entre o povo negro. O objetivo do bloco é tornar o Carnaval um espaço mais inclusivo e plural, celebrando a cultura afro-brasileira e encantando o público com sua criatividade.

Notícias Relacionadas


Foto: Nereu Jr.

O Bloco Afro Angola Janga é uma agremiação de Belo Horizonte que tem como objetivo empoderar e emancipar o povo negro por meio de suas práticas e repertórios musicais. Seu show musical é uma verdadeira mistura de ritmos, indo desde o “axé” até o funk, passando por diversos estilos da produção musical negra antiga e recente, tais como samba reggae, ijexá, samba afro, funk de protesto, hip hop, pagodão baiano e ritmos típicos de Minas Gerais. Com uma estética e energia inesquecíveis, o bloco celebra a cultura negra e proporciona uma experiência musical única para o público que o acompanha.

O bloco foi fundado em 2015 por Nayara Garófalo e Lucas Jupetipe e teve como objetivo a necessidade de enegrecer e periferizar a, então, nova onda de carnaval que surgia em Belo Horizonte. O Angola Janga nasceu pequeno, com 8 integrantes, mas desde sempre apresentou uma energia que conquistou cada vez mais membros e seguidores ainda em seu primeiro ano. O Cortejo do Bloco Afro Angola Janga é um evento realizado há seis anos, no domingo de Carnaval, como ferramenta de promoção da cultura afro-brasileira, por meio do resgate e afirmação de ritmos, estéticas, espiritualidades e conhecimentos assentados nas experiências negras brasileiras, especialmente, no solo da capital mineira: Belo Horizonte.

Serviço:

Cortejo: Tecnologia Tradicional e o Futuro Ancestral: 6º Cortejo de Carnaval do Bloco Afro Angola Janga.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile