Mundo Negro

Bia Ferreira, Bixarte e Ventura Profana estão no lineup da 5ª edição do Festival Periferia Preta

Foto: Divulgação

Desde o dia 2 de Novembro o coletivo Periferia Preta realiza a 5ª edição do seu festival anual de modo online, com lives-ocupações de gastronomia, dança, yoga e contação de histórias infantis. O evento, até este ano acontecia presencialmente na quebrada onde o coletivo está localizado, na Fazenda da Juta, região de Sapopemba, em São Paulo. Neste ano, 100% online, as apresentações artísticas ocorrerão nos dias 27, 28 e 29 de novembro e conta com artistas como Bia Ferreira, Bixarte e Ventura Profana no lineup.

A preocupação em manter o festival acessível e plural seguiu a mesma, por isso mulheres e LGBTQIA+ foram priorizadas no line, e as apresentações serão transmitidas de graça pelo Youtube e pelo site do Periferia Preta. “Nosso festival nasceu com a necessidade de ecoar o trabalho de artistas periféricos, especialmente do nosso território. Com isso, nossa curadoria baseou-se em mapear os artistas que neste ano apresentaram trabalhos que acreditamos no potencial e que dialoga com os princípios do coletivo. Trazendo para seus shows inclusive a provocação do que é possível produzir em tempos de pandemia, onde somos as primeiras a sofrer os revezes da falta de investimento financeiro em nossos trabalhos”, explica o ator e gestor cultural Thiago Felix, um dos integrantes do coletivo, sobre a curadoria musical.

Para ele, colocar os artistas do território junto com artistas de maior projeção – ainda sim oriundos de outras periferias -, foi o ponto positivo que o festival online pôde trazer. “Há muitas das nossas ganhando espaço na mídia ou no mercado, mas sabemos o quanto esses espaços ainda são hegemonicamente brancos e juntar essas artistas em um line composto inteiramente por corpos fora da norma e periféricos, é uma celebração do quanto somos plurais e potentes”, aponta.

Notícias Relacionadas


O festival Periferia Preta deste ano é também a celebração de uma conquista há muito aguardada: a conquista de um espaço físico que servirá de centro cultural. Ainda não inaugurado oficialmente, o local já está pronto, mas só será aberto dentro de um contexto sanitário futuro e mais favorável em relação ao controle da pandemia da Covid-19 em São Paulo. 

PROGRAMAÇÃO, todos os dias a partir das 19:00:

SERVIÇO
5ª edição Festival Periferia Preta

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile