A cineasta brasileira Barbara Marques foi presa pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE) após participar de uma reunião em Los Angeles relacionada à obtenção do green card, o cartão de residência permanente no país. A informação foi denunciada nas redes sociais pelo marido de Barbara, o ator norte-americano Tucker May. O casal se casou em abril deste ano.
Segundo May, a prisão ocorreu cerca de uma semana e meia atrás, durante uma reunião agendada sobre o processo de residência. Ele afirma que, após a audiência, um policial separou Barbara de seu advogado sob a alegação de que uma copiadora estava quebrada. “Uma vez separada de seu advogado, ela foi presa. O motivo de sua detenção foi uma audiência judicial perdida em 2019, da qual minha esposa nunca foi notificada”, escreveu ele no Instagram.
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May denunciou ainda que o centro de detenção de Adelanto estaria dificultando a comunicação de Barbara com seu advogado e atrasando a entrega de documentos enviados pelo correio.
Nesta segunda-feira (29), ele informou que Barbara ainda não havia sido liberada e denunciou condições desumanas no local. “Ela está detida em um campo de detenção na Louisiana. Após quase 3 dias de viagem algemada, com períodos de mais de 12 horas sem comida ou água e com pouco ou nenhum sono, ela não conseguiu uma cama nesta unidade. Ela não tem antecedentes criminais, mas está recebendo tratamento desumano que não seria aceitável nem mesmo para criminosos experientes.”
Tucker detalhou que Barbara tem sofrido com negativa de tratamento médico para um problema nas costas, mesmo com um reconhecimento formal da necessidade do procedimento por uma unidade administrada pela mesma empresa. “Enquanto escrevo isto, ela está tentando dormir no chão”, afirmou.
O marido da cineasta pediu apoio da sociedade civil e de internautas para pressionar as autoridades. “Por favor, continuem me ajudando a exigir medidas para minha esposa e outros detentos que não merecem isso. Obrigado.”, escreveu.
Barbara Marques é conhecida por seus curta-metragens, como ‘Dia de Cosme e Damião’ (2016) e ‘Cartaxo’ (2020).
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