Mundo Negro

“Bluesman” e “This is America” dividem prêmio em Cannes que finalmente dá destaque à questão racial

Após receber muitos elogios com o lançamento do álbum visual “Bluesman“, o rapper baiano Diogo Moncorvo (Baco Exu do Blues) entra para a história e conquista o Grand Prix com o clipe da música homônima ao disco, na categoria Entertainment Lions for Music, do festival Cannes Lions. Ele dividiu a primeira posição com “This is America“, de Childish Gambino, ambos tiveram quatro votos e desbancaram Beyoncé e Jay-Z, que disputavam com o clipe de “Apeshit“, filmado no Museu do Louvre.

Notícias Relacionadas


O filme da faixa “Bluesman” tem oito minutos e forte temática racial, os responsáveis pela produção são a AKQA São Paulo e a Stink Filmes. Ultimamente, o que o artista tem buscado fazer é exaltar a cultura preta em suas músicas e trabalhos visuais.

A questão do racismo no Brasil é algo muito importante. Esse Grand Prix apresenta o blues como um movimento cultural e social para levar essa mensagem às pessoas e fazer a diferença. Eu também sou blues”, disse a presidente do júri de Entertainment Lions for Music, Paulette Long Obe, em entrevista ao Meio e Mensagem. Ela também é consultora musical e diretora do conselho Paulette Long, do Reino Unido.

Nas redes sociais, o artista comemora e comenta a importância dessa vitória para o rap nacional. “A primeira coisa que pensei quando soube da notícia foi sobre a importância disso para o rap nacional. Ver o rap brasileiro chegando, disputando com o rap estrangeiro e ganhando espaço entre eles é muito impactante“.

Essa foi a primeira vitória do Brasil na categoria, que está presente no Cannes Lions pela quarta vez e foi criada com o intuito de celebrar mensagens que usem a música como elemento principal.

Assim como Bluesman, This is America aborda questões raciais de forma corajosa e criticou duramente os Estados Unidos pela forma que trata o povo preto. O clipe também traz uma autoafirmação, onde Childish faz questão de exaltar que o homem negro é muito mais do que os estereótipos aos quais sempre é enquadrado.

Tivemos outros trabalhos brasileiros disputando a categoria Design. Foram nove agências com 13 trabalhos finalistas na categoria. O Brasil faturou oito Leões, tendo destaque para a JWT Brasil e o case “Black Box“, para a Universidade Zumbi dos Palmares, que ganhou o Leão de Ouro e quase levou o Grand Prix. Black Box é um trabalho que fala sobre a parte da história que foi ocultada dos livros a respeito da cultura negra.

ZUMBI DOS PALMARES | Black Box from J.Walter Thompson Brasil on Vimeo.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile