O palestrante e empresário Joel Jota foi anunciado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como mentor das Olímpiadas de Paris. Acontece que a novidade não foi bem recebida por grandes nomes do esporte brasileiro, que acusam Joel de falsificar o próprio currículo, realizando uma série de propagandas enganosas sobre si mesmo.
Através de seu site oficial, Joel diz que é um ex-nadador e que integrou a seleção brasileira de natação. Segundo o próprio, ele “dedicou-se à natação por 20 anos e conquistou mais de 30 medalhas”. Contudo, de acordo com a coluna Olhar Olímpico, Jota nunca fez parte da Seleção Brasileira de Natação nem venceu uma prova de campeonato brasileiro.
Notícias Relacionadas
Até quarta-feira, dia 16, constava também no site do empresário um trecho em que ele dizia ter sido “considerado um dos nadadores mais rápidos do mundo”. A afirmação foi removida nesta quinta (17). Sabe-se que Joel Jota já participou de competições mundiais de natação. Ele chegou a disputar a Copa do Mundo de Natação em 2005.
Jamais… e eu repito: JAMAIS se venda em troca de likes e engajamento. Tudo tem limite, inclusive marketing.
— Bruno Fratus (@BFratus) April 17, 2024
Joanna Maranhão, ex-nadadora, que venceu oito medalhas nos Jogos Pan-Americanos, diz que Joel ‘vende o que não é’. “Nem eu quando fui finalista olímpica tinha essa auto estima“, declarou ela. “Entrei na seleção brasileira absoluta em 2002 e parei de nadar em 2017. Joel nunca esteve na equipe principal“.
Jamais… e eu repito: JAMAIS se venda em troca de likes e engajamento. Tudo tem limite, inclusive marketing.
— Bruno Fratus (@BFratus) April 17, 2024
Bruno Fratus, medalhista olímpico de bronze em Tóquio 2020, também criticou Joel. “Jamais, e eu repito, jamais se venda em troca de likes e engajamento. Tudo tem limite, inclusive marketing”, publicou ele.
Até o momento de publicação dessa matéria, Joel Jota não se manifestou sobre o assunto.