Thiago André, criador do podcast História Preta, acaba de lançar sua primeira série em áudio original na Audible, intitulada ‘Apartheid Tropical‘. A produção, que integra o novo catálogo de conteúdos “Audible Original” no Brasil, aborda a persistência do racismo estrutural no país desde a abolição da escravidão, revelando como o Estado brasileiro manteve mecanismos de segregação racial que ainda impactam a população negra.
A série, dividida em oito episódios, explora as políticas veladas de exclusão racial que atravessaram gerações, utilizando uma narrativa investigativa e historicamente fundamentada. Thiago André, que também roteirizou a obra, mergulha em temas como a formação de favelas, o apagamento de lideranças negras e o racismo presente nas instituições públicas. Apartheid Tropical é uma co-produção do História Preta e B9, com direção de Ruthy Rayane e Caio Santos.
Notícias Relacionadas
Nas redes sociais, Thiago ressaltou a relevância da discussão proposta pela série: “A produção busca contar como, após a abolição, o Estado brasileiro escondeu em suas leis mecanismos sofisticados de segregação racial, impedindo o progresso da população negra”. Com a abordagem do tema de forma profunda e acessível, a série promete provocar reflexões sobre a história e a realidade do racismo no Brasil.
Além de Apartheid Tropical, o novo catálogo da Audible conta com outras produções voltadas para o desenvolvimento pessoal e investigações históricas, narradas por grandes nomes da cultura brasileira, como “Por que Mudei?”, do ator e diretor, Lázaro Ramos, além de “Método Exposto”, com Jorge Lucas.