Mundo Negro

Anielle Franco vai “levar pauta dos movimentos negros” para posse do presidente chileno Gabriel Boric

Foto: Bleia Campos.

A diretora do Instituto Marielle Franco, mestra em relações étnico- raciais e irmã de Marielle, Anielle Franco, vai comparecer à posse do presidente chileno Gabriel Boric, marcada para o dia 11 de março, na cidade de Valparaíso, no Chile. De acordo com sua assessoria, ela é, até agora, a única pessoa negra diretamente convidada para a posse do presidente recém-eleito.

A articulação entre as pautas da América Latina e as demandas dos movimentos negros no Brasil é uma construção importante na visão de Anielle. “Vou à posse de Boric levando a pauta dos movimentos negros do Brasil e as organizações negras ao qual o Instituto Marielle Franco vem construindo junto, como Coalizão Negra por Direitos e Instituto Peregum”, diz Anielle.

Notícias Relacionadas


Para ela, “entender os movimentos progressistas e conectar com novas experiências que estão acontecendo na América Latina, como Chile e Colômbia, são essenciais para conseguirmos pensar uma nova construção de Brasil em 2023, derrotar o fascismo e trazer de volta a esperança”.

Gabriel Boric foi eleito em dezembro de 2019 numa eleição marcada pela polarização entre a esquerda e a extrema-direita. Eleito aos 35 anos, é o presidente mais jovem da história do Chile e tem entre suas pautas, questões como reforma da previdência, saúde e educação. Outros temas que têm força em seu programa de governo são o trabalho digno, crise climática e igualdade de gênero.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile