No mês de julho, acontece o XVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic), na Universidade Federal da Bahia. Com o tema “A Literatura Comparada e a invenção de um Mundo Comum”, o evento terá a presença ilustre de Angela Davis, Conceição Evaristo e Anielle Franco.
O congresso internacional acontece dos dias 10 a 14 de julho na Universidade Federal da Bahia (UFBA) com a presença de pesquisadores de diversos lugares do mundo, como EUA, Nigéria e Itália.
Notícias Relacionadas
O evento conta com diferentes mesas-redondas nos quatro dias, mais diversos simpósios temáticos, voltados para raça, gênero, ancestralidade e interseccionalidade e suas conexões com a literatura.
Angela Davis, um dos nomes mais aguardados, vem representando a Universidade da Califórnia, EUA. Ela é escritora, filósofa e um dos principais nomes da história mundial dos direitos da comunidade negra e feminismo. Ela estará presente no dia 11 na Mesa 4, com o tema “Abolicionismo. Feminismo. Já?”, junto com Gina Dent, também da Universidade da Califórnia, e Denise Carrascosa, pesquisadora da UFBA.
Em 2019, a ex-pantera negra esteve em São Paulo e no Rio de Janeiro para lançar seu livro “Uma Autobiografia” e também participar de um seminário promovido pelo Sesc São Paulo. Em 2022, Davis participou do podcast “Mano a Mano”, do Mano Brown.
A escritora, ativista brasileira e um dos principais nomes da literatura brasileira, Conceição Evaristo, e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também estarão presentes no Congresso. Elas estarão presentes na conferência de abertura, no dia 10, com o tema “O radical projeto estético, político e ético das mulheres negras para a invenção de um mundo comum.”
As inscrições para participar do congresso e receber o certificado de presença já estão encerradas, mas a universidade estará aberta para assistir as mesas. As informações completas e a programação completa estão no site da Abralic.