Mundo Negro

Álbum ‘RENAISSANCE’ será utilizado por 30 universidades como material de estudo sobre a comunidade queer negra

Foto: Divulgação.

A arte de Beyoncé servirá como base de estudos – mais uma vez. Nesta segunda-feira (25), a Human Rights Campaign, maior organização de direitos LGBTQIA+ dos Estados Unidos, anunciou o lançamento do Renaissance: A Queer Syllabus, uma extensa coleção de artigos acadêmicos, ensaios, filmes e outras peças de mídia enraizadas nos estudos negros queer e feministas inspirados no álbum ‘RENAISSANCE’, de Queen B.

O plano de estudos servirá como um recurso educacional projetado para homenagear, analisar a alegria, inovação e legado da comunidade queer negra, além de destacar os desafios e a luta por direitos no mundo contemporâneo. O programa será compartilhado com 30 faculdades e universidades historicamente negras dos Estados Unidos, incluindo Howard University, North Carolina A&T University, Prairie View A&M University e Shaw University.

Notícias Relacionadas


O projeto de pesquisa tem curadoria de Justin Calhoun, Leslie Hall e Chauna Lawson, pesquisadores do Human Rights Campaign. “O ‘Renaissance: A Queer Syllabus‘ inspira-se no renomado álbum de Beyoncé e na essência inclusiva da comunidade LGBTQ+. Assim como a música que celebra vozes diversas, este recurso visa mergulhar no rico espectro de experiências e expressões LGBTQ+“, diz a descrição.

O lançamento do material de estudos chega em um momento no qual a HRC denuncia também ‘o aumento perigoso e sem precedentes nos ataques legislativos anti-LGBTQ+’ nos Estados Unidos. “Acho que quando você destaca algo [com] um estado de emergência, você entende a situação e quão importante é [o] plano de estudos”, disse Calhoun, gerente de programa. “Isso traz um senso de urgência e realidade para o que realmente está acontecendo com a juventude queer, especialmente a juventude queer negra.”

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile