Mundo Negro

Adejoké Bakare: a primeira chef negra com estrela Michelin no Reino Unido e a segunda no mundo

Foto: Harriet Langford

Com pratos inspirados na gastronomia da África Ocidental, a chef e proprietária do restaurante Chishuru, Adejoké “Joké” Bakare, recentemente se tornou a primeira chef negra a conquistar uma estrela Michelin no Reino Unido, e a segunda no mundo. Cobiçada por muitos chefs em todo o mundo, uma estrela indica que o restaurante é requintado e vale a visita.

Crescida na Nigéria, Adejoké costumava cozinhar para a família, e há cerca de 20 anos, se mudou para o Reino Unido para estudar microbiologia, mantendo a sua paixão pela culinária.

Notícias Relacionadas


O restaurante foi inaugurado como um pop-up temporário em 2020, e desde então se tornou um dos melhores restaurantes de Londres. Descrito pelo Jay Rayner, jornalista do The Guardian, como um menu “cheio de calor, vigor e sabor”. Em menos de seis meses após a abertura da sede permanente no centro da cidade, o Chishuru já era um dos mais comentados de Londres.

Foto: Harriet Langford

Em entrevista à CNN, na semana passada, Bakare explica a origem do nome Chishuru, na língua Hausa – região onde cresceu, da África Ocidental: “O silêncio que desce sobre a mesa quando a comida chega”. Segundo ela, “isso indica o amor e a paixão pelos alimentos e ingredientes que são essenciais para quem sou como chef”.

“Sempre sonhei em ter meu próprio restaurante. Sempre achei que ter uma estrela Michelin seria a cereja do bolo, por isso fiquei tão emocionada por receber uma esta semana”, conta.

Sua mãe e seu pai são das etnias Yorubá e Igbo, então ela explica que não existe o conceito de ‘culinária nigeriana’. “É um país enorme com muitas tradições alimentares diferentes, quase todas anteriores aos estados-nação da região”, diz.

Foto: Harriet Langford

Entre os seus pratos favoritos, a chef destacou o ekuru. Um bolo de sementes de melancia é coberto com pesto de sementes de abóbora, servido com molho de pimenta escocês.“Trata-se de ingredientes que muitos clientes nunca provaram e não se parece com o prato de ninguém”, explica.

Leia aqui a entrevista completa!

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile