Dirigido pela jornalista e cineasta Camila Silva WokeMi e protagonizado pelo babalorixá e antropólogo Rodney William, o documentário “A Jẹun Bó” faz sua pré-estreia no próximo dia 10 de agosto, às 16h, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). A sessão será gratuita e aberta ao público.
Registrando mais de dois anos de vivências em uma casa de axé, o filme marca a estreia de Camila no cinema independente. Com um olhar sensível e pessoal, já que também é iniciada no Candomblé, a diretora nos leva ao Ilê Obá Ketu Axé Omi Nlá, onde o cotidiano da cozinha é apresentado como o coração da tradição religiosa.
Notícias Relacionadas

Narrado por Pai Rodney William, o média-metragem convida o público a vivenciar um banquete ancestral, da escolha dos ingredientes às oferendas feitas para os orixás. A produção evidencia a centralidade da culinária nos rituais e celebrações do Candomblé, revelando os pratos sagrados que sustentam a fé, a história e a identidade de uma comunidade.
“A Jẹun Bó é para quem é de axé e para quem quer conhecer um terreiro”, afirma Camila. “Com o olhar didático e comprometido do Pai Rodney, criamos um registro histórico do nosso cotidiano. Nossa missão é educar, desmistificar e combater o racismo religioso a partir da informação e da representatividade. Queremos oferecer uma perspectiva concreta sobre as religiões de matriz africana, muitas vezes invisibilizadas ou estigmatizadas”, completa a diretora.
O projeto nasceu ainda durante a pandemia, quando Camila, recém-iniciada, cozinhou para os orixás e vivenciou com intensidade os significados dos alimentos dentro do terreiro. O preparo do amalá de Xangô a tocou de forma tão profunda que, em 2023, ao documentar a festa de Olubajé, decidiu transformar a experiência em um longa mais robusto. A concretização veio com o apoio da Lei Paulo Gustavo de Santos/SP.
Após a exibição no CCSP, o público poderá participar de uma roda de conversa com Pai Rodney, Camila e Tatiana Paula, filha de santo e cozinheira do terreiro, que também participa do filme. O documentário também terá sessões em Santos e Mairiporã como parte de seu circuito de lançamento.
Pré-estreia do documentário A Jẹun Bó
Data: 10 de agosto (domingo)
Horário: 16h
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre
Acessibilidade: Sim
Ficha Técnica
Produção: Wokemi Produções & Ilê Obá Ketu Axé Omi Nlá
Título: A Jẹun Bó
ORIentação: Rodney William
Direção: Camila Silva WokeMi
Roteiro e Montagem: Camila Silva WokeMi, Swami Pimentel
Produção Executiva: Camila Silva WokeMi
Fotografia: Beatriz do Espírito Santo, Camila Silva WokeMi, Fernando Bueno, Júlia Cavalcanti, Maycom Mota, Maxuel Melo, Swami Pimentel
Direção de Arte e Design: Bruno Faria Hatanaka
Trilha Sonora Original: Gabriel Faria, Nando Silva Omoronum
Finalização: Swami Pimentel
Acessibilidade: Wesley Nascimento
Narração: Ana Semião, Kathia Rejane, Natália Angelina Moreira de Quadros, Waldete Tristão
Participação: Silvia Gomes
Com: Tatiana Paula
Notícias Recentes
