Mundo Negro

“A Jẹun Bó”: documentário mergulha na culinária sagrada do Candomblé e estreia em São Paulo

Foto: reprodução

Dirigido pela jornalista e cineasta Camila Silva WokeMi e protagonizado pelo babalorixá e antropólogo Rodney William, o documentário “A Jẹun Bó” faz sua pré-estreia no próximo dia 10 de agosto, às 16h, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). A sessão será gratuita e aberta ao público.

Registrando mais de dois anos de vivências em uma casa de axé, o filme marca a estreia de Camila no cinema independente. Com um olhar sensível e pessoal, já que também é iniciada no Candomblé, a diretora nos leva ao Ilê Obá Ketu Axé Omi Nlá, onde o cotidiano da cozinha é apresentado como o coração da tradição religiosa.

Notícias Relacionadas


Narrado por Pai Rodney William, o média-metragem convida o público a vivenciar um banquete ancestral, da escolha dos ingredientes às oferendas feitas para os orixás. A produção evidencia a centralidade da culinária nos rituais e celebrações do Candomblé, revelando os pratos sagrados que sustentam a fé, a história e a identidade de uma comunidade.

A Jẹun Bó é para quem é de axé e para quem quer conhecer um terreiro”, afirma Camila. “Com o olhar didático e comprometido do Pai Rodney, criamos um registro histórico do nosso cotidiano. Nossa missão é educar, desmistificar e combater o racismo religioso a partir da informação e da representatividade. Queremos oferecer uma perspectiva concreta sobre as religiões de matriz africana, muitas vezes invisibilizadas ou estigmatizadas”, completa a diretora.

O projeto nasceu ainda durante a pandemia, quando Camila, recém-iniciada, cozinhou para os orixás e vivenciou com intensidade os significados dos alimentos dentro do terreiro. O preparo do amalá de Xangô a tocou de forma tão profunda que, em 2023, ao documentar a festa de Olubajé, decidiu transformar a experiência em um longa mais robusto. A concretização veio com o apoio da Lei Paulo Gustavo de Santos/SP.

Após a exibição no CCSP, o público poderá participar de uma roda de conversa com Pai Rodney, Camila e Tatiana Paula, filha de santo e cozinheira do terreiro, que também participa do filme. O documentário também terá sessões em Santos e Mairiporã como parte de seu circuito de lançamento.

Pré-estreia do documentário A Jẹun Bó
Data:
10 de agosto (domingo)
Horário: 16h
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre
Acessibilidade: Sim

Ficha Técnica

Produção: Wokemi Produções & Ilê Obá Ketu Axé Omi Nlá
Título: A Jẹun Bó

ORIentação: Rodney William
Direção: Camila Silva WokeMi
Roteiro e Montagem: Camila Silva WokeMi, Swami Pimentel
Produção Executiva: Camila Silva WokeMi
Fotografia: Beatriz do Espírito Santo, Camila Silva WokeMi, Fernando Bueno, Júlia Cavalcanti, Maycom Mota, Maxuel Melo, Swami Pimentel
Direção de Arte e Design: Bruno Faria Hatanaka
Trilha Sonora Original: Gabriel Faria, Nando Silva Omoronum
Finalização: Swami Pimentel
Acessibilidade: Wesley Nascimento
Narração: Ana Semião, Kathia Rejane, Natália Angelina Moreira de Quadros, Waldete Tristão
Participação: Silvia Gomes
Com: Tatiana Paula

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile