A segunda edição do Prêmio Educação Financeira Transforma está com inscrições abertas com o objetivo de homenagear projetos que valorizam a diversidade de soluções.
“Quando eu recebi o prêmio foi muito importante porque chancela aquilo no que eu acredito. Então uma grande empresa diz ‘Mônica você está fazendo uma coisa que é importante’, em função também da votação popular. As pessoas reconheceram meu trabalho”, diz Monica Costa, CEO da G&P Finanças Para Mulheres Negras, uma das finalistas e vencedoras do prêmio, na categoria micro nano influenciadora, na edição de 2021.
A premiação realizada pelo Instituto XP, frente social de educação financeira da XP Inc., possui oito categorias, com três finalistas em cada. O vencedor recebe a premiação de R$ 40 mil e os demais finalistas R$ 10 mil cada um, totalizando R$ 480 mil.
“Esse ano pós prêmio foi bastante importante. Fiz trabalhos grandes e tenho alguns outros em andamento. Então tem sido importante também para me ajudar a levar esse conteúdo para o meu público, que são as mulheres negras, com muito mais confiança. O G&P Finanças já conseguiu alcançar com os cursos que eu promovo mais de mil mulheres”, comemora a Monica.
Marcella Coelho, Head de Impacto Social da XP Inc., destaca o quanto o Instituto XP espera potencializar exemplos como o de Monica. “A gente acredita que se mudarmos a consciência de crianças e jovens, em dez, quinze anos, teremos uma situação muito diferente como nação. Não vai ser um trabalho de curto prazo”.
Os interessados em concorrer ao prêmio precisam se cadastrar no site. Haverá uma banca de jurados avaliadora e, depois, os selecionados serão definidos conforme votação popular.
Para reduzir as desigualdades histórico-sociais, os candidatos pertencentes aos grupos minorizados como mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAP+, PCD e 50+ recebem uma pontuação adicional. E aqueles que focam sua atuação nesta população também recebem pontuação adicional.
Ao todo, são oito categorias: Pesquisador/Pesquisadora; Professor/Professora; ONG (Organizações não Governamentais); Soluções digitais; Nano influenciador/influenciadora e Micro Influenciador/Influenciadora. Neste ano há duas novas categorias: Alunos e Ecossistema XP.
Agora o Prêmio também vai reconhecer projetos de alunos e alunas da escola pública ou privada, a partir dos 12 anos, do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio. Assim como, projetos de colaboradores e escritórios parceiros da XP.
“É muito mais fácil formar uma nova mentalidade. O jovem tem uma mente mais saudável nas escolhas financeiras do que um adulto. A ideia é que com a categoria jovem, a gente consiga mapear cada vez mais jovens que já fazem esse trabalho, para que eles sejam multiplicadores”, acrescenta Marcella.
O Instituto XP tem a meta de levar educação financeira para 50 milhões de pessoas em 10 anos.
No ano passado, o evento contou com 21 finalistas, de 23 estados, os quais impactaram mais de 2,5 milhões de pessoas. Os números alçam o prêmio ao maior do país no segmento, tanto do ponto de vista do quantitativo de participantes como no valor das premiações. Para este ano, as expectativas são de ampliar esse cenário.
Mais informações
Para concorrer, é preciso se inscrever até o dia 13 de novembro no site www.premioeducacaofinanceira.com.br.
O público também poderá participar do processo de escolha por meio de uma votação popular, entre os dias 29 de novembro a 6 de dezembro.
Finalizado o processo de avaliação, será o momento de conhecer os vencedores/vencedoras de cada categoria em uma cerimônia, a ser realizada no dia 7 de dezembro, em São Paulo.