A Prefeitura de São Paulo realiza, nos dias 19 e 20 de novembro, a 5ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra, no Centro Cultural São Paulo, das 9h às 21h. Com entrada gratuita, o evento integra a política pública “São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural” e tem como tema desta edição o Afrofuturismo na cidade de São Paulo, conectando cultura, tecnologia, identidade e políticas públicas que impactam comunidades negras, indígenas e imigrantes.
Organizada por uma articulação de secretarias municipais, a Expo propõe refletir sobre como o Afrofuturismo pode orientar práticas de equidade racial no presente. O conceito, que combina memória, protagonismo e imaginação de futuro, atravessa toda a programação com experiências de afroempreendedorismo, educação antirracista, cultura, ciência e conexões internacionais.
Notícias Relacionadas

Segundo a organização, o Afrofuturismo funciona como estética e também como ferramenta política: reconstrói identidades, questiona estruturas e aponta futuros não colonizados. A partir desse entendimento, o evento propõe que São Paulo seja um território capaz de unir saberes ancestrais e inovação tecnológica para avançar em diversidade, inclusão e direitos.
Nesta edição, o público receberá um passaporte que funciona como guia para circular pelos “portais afrofuturistas” instalados no Centro Cultural São Paulo. Cada portal apresenta uma narrativa que conecta passado, presente e futuro para discutir políticas públicas, equidade racial, cultura e trajetórias de resistência.
Com curadoria das secretarias municipais, a Expo reúne exposições, painéis, vivências, ações voltadas ao afroempreendedorismo e atividades que evidenciam São Paulo como uma cidade comprometida com a construção de um futuro antirracista.
Serviço
5ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra
19 e 20 de novembro de 2025
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000 (Metrô Vergueiro)
9h às 21h
Entrada gratuita
Programação completa nas redes: @direitoshumanos.sp
Notícias Recentes
