Mundo Negro

3ª Semana de Cinema Negro exibe filmes nacionais e africanos e faz homenagem a Ruth de Souza em Belo Horizonte

Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente - Foto de Leticia Santinon

Durante toda a semana, o governo de Belo Horizonte promove a 3ª Semana de Cinema Negra. São mais de 70 filmes internacionais, que contam a história dos cinemas africanos e o diálogo com a população, e nacionais contemporâneos realizados em 2022 e 2023. O festival também conta com oficinas, debates e homenagens a grandes nomes do audiovisual.

Em sua terceira edição, o festival vai acontecer de forma híbrida, com sessões presenciais  Cine Humberto Mauro/Palácio das Artes e no Cine Santa Tereza. Já alguns filmes brasileiros estarão disponíveis nas salas de exibição e na plataforma Cine Humberto Mauro Mais.

Notícias Relacionadas


Nesta edição, os filmes estão divididos em temas: Cinemas Africanos contam suas histórias; 50 Anos de Touki Bouki, Celebrando o Cinema de Djibril Diop Mambéty; Cine-Escrituras Pretas; Cinema Negro e Experimental com Crystal Z Campbell; Sessão Homenagem Maria José Novais Oliveira; 5 Anos de Ponta de Anzol; e Ibejis (Infantil).

Para a idealizadora, Layla Braz, o festival tem como missão criar um espaço de construção de memória que ultrapassa as salas de cinema. “Eu sempre cito a frase de Girish Shambu ‘o mundo é maior e vastamente mais importante do que o cinema’. A gente se utiliza do cinema para alcançar as pessoas e ajudá-las a visualizar diversas formas de existir”.

Um dos destaques do festival, é a homenagem à atriz Ruth de Souza, que faleceu em 2019 aos 98 anos. Na quinta-feira (14) será exibido “Diálogos com Ruth de Souza”, da diretora Juliana Vicente. Logo depois da exibição, acontecerá um debate com as curadoras Cecília Godoi e Rayanne Layssa. “Ruth com seu talento e genialidade quebrou barreiras e construiu uma estrada por onde Juliana Vicente e tantas outras passaram e continuam passando”, comentou a curadora Rayanne.

Outra homenagem é para a produtora mineira Ponta de Anzol Filmes, que completa cinco anos de existência A produtora possui destaque no cenário nacional com seus curtas-metragens e já participou de diversos festivais nacionais e internacionais além de prêmios como BFI Flare: London LGBT Film Festival, Festival de Gramado, Festival de Brasília e Janela Internacional de Cinema do Recife. Em comemoração, será estreado o curta Ramal, de Higor Gomes e que foi premiado como melhor Curta-Metragem no festival Olhar de Cinema em Curitiba.

A Semana de Cinema Negra acontece até o dia 17 de setembro com toda a programação gratuita. A programação completa pode ser conferida no site.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile