O Baobá – Fundo para Equidade Racial vai conceder bolsas mensais de R$ 3.500 para 30 mulheres negras durante 18 meses, como parte da segunda edição do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco. A iniciativa, realizada em parceria com a Fundação Kellogg, Fundação Ford, Open Society Foundation e Instituto Ibirapitanga, busca ampliar a presença de mulheres negras em posições estratégicas de liderança política, social e econômica. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 14 de outubro.
Criado em 2019, o programa promove o desenvolvimento político, técnico e socioemocional de mulheres negras – cis, trans ou travestis – que atuam em instituições públicas, organizações da sociedade civil, organismos multilaterais ou empresas privadas. Mais do que o apoio financeiro, a iniciativa visa consolidar lideranças comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa, com equidade racial e de gênero.
Notícias Relacionadas

Além das bolsas, as selecionadas terão acesso a mentorias individuais e coletivas, participação em eventos organizados pelo Fundo Baobá e espaços de troca com outras lideranças femininas negras. O investimento também permitirá a implementação de planos de desenvolvimento individual, incluindo formações técnicas, políticas e socioemocionais, além de aquisição de equipamentos e experiências estratégicas para fortalecer suas trajetórias.
Na primeira edição, o programa apoiou 59 mulheres, com idades entre 22 e 69 anos, de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal, representantes de territórios diversos – de centros urbanos a áreas rurais. As participantes atuavam em diferentes campos – da arte à ciência, passando pelos direitos humanos e pela educação –, o que reforçou a diversidade e pluralidade das trajetórias apoiadas. O impacto se refletiu em redes locais fortalecidas e em iniciativas que continuam ativas, mesmo após o término do ciclo de financiamento.
A diretora de Programa do Fundo Baobá, Fernanda Lopes, explica a importância dessa segunda edição do programa para o potencial de desenvolvimento das mulheres negras no país.“O 2º edital de apoio individual é mais uma oportunidade de investimento em mulheres negras cis e trans, comprometidas com o enfrentamento ao racismo patriarcal e com a implementação de ações inovadoras, regenerativas e sustentáveis. Queremos apoiar e atuar em parceria com aquelas cujos objetivos, projetos e sonhos contribuam com a construção de uma sociedade justa e a promoção da equidade racial e de gênero”, diz.
Com metodologia aprimorada a partir da experiência anterior e da escuta de lideranças negras, o programa reafirma seu compromisso em investir na formação política e institucional de mulheres negras, criando redes de apoio e ampliando a capacidade de incidência política dessas lideranças.
Viviana Santiago, pedagoga e ativista pelos direitos humanos de populações marginalizadas, foi uma das participantes da primeira edição do Programa Marielle Franco. Ela falou em 2022, em depoimento gravado, sobre o impacto positivo do programa na sua vida. “Quando penso na minha trajetória profissional, no meu percurso, eu tenho certeza de que tudo aquilo por onde eu caminhei e tudo aquilo que eu venho conquistando como profissional e liderança negra tem relação com o fato de nunca ter caminhado sozinha. Tem a ver com eu ter contado com a presença, com o apoio e conhecimento de outras mulheres negras e instituições que possibilitaram a mim ter acesso ao conhecimento, seja por cursos de formação e rodas de reflexão”, afirmou naquela oportunidade.
Midiã Noelle, mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, foi outra donatária da primeira edição e compartilhou sua experiência de transformação em depoimento feito em vídeo em 2022. “Fui uma das aceleradas do Programa Marielle Franco e foi uma experiência muito importante, porque eu pude fortalecer minha liderança. Eu tinha o entendimento, fiz a minha proposição para entrar no processo, mas eu não reconhecia as minhas potencialidades individuais e como eu poderia construir o meu projeto de vida a partir daquilo que eu amo e acredito. O processo com o Baobá foi importante para eu entender, de fato, qual é meu compromisso comigo mesma”, disse.
Ao impulsionar lideranças femininas negras em diferentes áreas do conhecimento – da ciência de dados à arquitetura, da psicologia à engenharia –, o Fundo Baobá fortalece narrativas positivas sobre o protagonismo dessas mulheres e reafirma seu papel central na transformação do Brasil em uma sociedade mais equitativa.
Cronograma do edital individual
As inscrições para o Programa Marielle Franco: Apoio Individual são gratuitas e estarão abertas até 14 de outubro de 2025, pelo site baoba.org.br. O resultado final será divulgado em 09 de janeiro de 2026.
Notícias Recentes
